Seu talento incomum vai se aprimorando a cada passo.Uma pedra lapidada pela lâmina cruenta da dor e do sofrimento.
Elza Soares sempre fez sucesso, mas demorou para ser reconhecida devidamente. Aliás, para não escapar à regra no Brasil, precisou que americanos apontassem suas qualidades para que se as enxergassem aqui.
Lembram muito da sua origem no morro, das latas d'água que ela carregou na cabeça, da relação turbulenta que teve com Garrincha, pai de seus muitos filhos.
Mas, pouco se ouve falar de sua voz rara e de sua técnica admirável.
Poucos sabem sobre os estudos feitos nos Estados unidos, buscando desvendar os segredos de seu timbre e dos efeitos incríveis que ela arranca da voz
Além de um rítmo quente, seguro,Elza abusa da criatividade e esbanja poder nas improvisações irreverentes.E tudo isto numa embalagem primorosa, de quem nasceu com a verdadeira vocação de vedete, num corpo invejável de mulher negra. Linda, ela não economiza nas produções sempre modernas, impactantes, que revelam seu charme e bom gosto e seu senso de liberdade.
Suas interpretações são sempre comoventes, pois a emoção deriva de sua própria experiência de vida, se apóia na verdade, e completa a obra de arte primorosa de nossa diva maior, que atravessa décadas,surpreendendo com a incansável superação de si mesma . Sua interpretação do Hino Nacional, na abertura dos Jogos Pan Americanos é inesquecível e pode ser tida como uma consagração.
A vida de Elza é marcada por dificuldades e dissabores? Sim, mas isso é comum, afinal ela é mulher,brasileira,negra e de origem pobre. Mas é também o pedestal de nossa estrela mais brilhante.A mais bem articulada,a mais moderna.
DECADÊNCIA DAS CONQUISTAS
-
*DECADÊNCIA DAS CONQUISTAS*
estou um nó neste lugar o que é
ocasião de me ver em grande aperto
e por este respeito todo o meu
pensamento e o que...
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário