# Uma vista de baixo para cima

do mundo em que vivo e da vida que levo #



Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Mais um
Não tenho medo de demônios, mas, corro dos que acreditam neles.







Avanço

Avanço
para algum lugar

domingo, 24 de janeiro de 2010

Vítimas do capitalismo cego

A realidade sempre pode ser mais terrível do que se pode supor. Estão aí os haitianos para confirmar.
A tragédia,que acompanhamos diariamente pela televisão,não é um fato isolado. É apenas um clímax de uma história macabra.
Quase mais grave que a história é o modo como ela vai sendo contada.
Quando o William Bonner anunciou que o povo do Haiti é, em sua imensa maioria, praticante do Vodu, 'uma religião muito parecida com o candomblé', primeiro fez uma ligeira pausa, mudou a expressão do rosto e o tom da voz.Discretíssimo, mas,nem tanto. Outro detalhe sempre destacado, sempre que se trata deste tipo de notícia, é a taxa de analfabetismo no país. Assim também ocorre com países africanos.
Diante de tragédias humanas, como as de Angola ou Ruanda, percebe-se que há uma tendência a procurar argumentos que justifiquem o ocorrido, como decorrênte de insuficiências da própria população, ou sugerir tratar-se de algum tipo de 'castigo'.Já ouví quem insinuasse, que a balbúrdia no Rio de Janeiro, entre a polícia e os representantes dos traficantes,deve-se ao Carnaval...
Não o terremoto, é claro, mas o caos em que se transformam as relações entre as pessoas.
Basta procurar a História do Haiti,de Angola,de Camarões ou da Nigéria e logo se saberá qual é o ponto comum a todas elas: são ex-colônias de países Europeus.
Há muito a Europa vem resolvendo seus problemas internos na base da bala, mas a fome, a miséria geradas por guerras,pestes, ou simplesmente pelo território reduzido e estéril, fizeram com que se arquitetassem outras saídas.
E eles foram, com suas armas, atacar, saquear e destruir outros povos, explorando tanto as riquezas da terra, como a força de seus habitantes.
Pior que isso, quando todos os recursos são esgotados, e já não há mais nenhum interesse, partem, levando tanto quanto tenham encontrado, e deixam aquele povo em situação de penúria e descontrole. Além da força bruta, é comum que recorram a um estratagema infalível:
Criam divisões entre a população, elegem um grupo,que seria o 'melhor',armam este grupo e pôem o próprio povo para se destruir. Estas divisões são sempre baseadas em alguma diferença que só eles apontam. É como dizer: 'quem não fuma é bom, quem fuma não presta!'. E deixar que os não fumantes persigam os fumantes.
Com o povo devidamente tomado dessa crença, resta sentar e assistir a desgraça.
Um terremoto pode ter qualquer explicação, mas a precariedade de tudo no Haiti,a seqüência insólita de governos, golpes de estado, queda de governantes, e conseqüentes transtornos,tudo isso pode muito bem ser esclarecido. Basta ler a História!
O Haiti, que já foi considerado a 'pérola'das Américas pela imensa riqueza que garantiu a seus depredadores,teve sua população original aniquilada com a chegada dos espanhóis.Os que não tombaram sob as armas, foram vítimas das doenças,as pestes que os europeus espalharam para várias partes do mundo.
Quando já tinham tirado todo o ouro, que era muito, deixaram a carcaça para a França, que, com africanos sequestrados por ela mesma,ou roubados por seus piratas a outros traficantes,fez florescer ali a cultura da cana-de-açucar.
O tratamento aos escravizados era brutal, como de costume, e os resultados eram delirantes.Uma riqueza sem conta toda transportada para a Europa.
Depois vieram os estadunidenses e completaram a orgia, financiando ditaduras assassinas para continuar explorando o país, e garantir o controle sobre o povo.
É comum que se transmitam estes fatos,com a deslavada mentira de que nunca houve reações contrárias,mas, o Haiti foi a primeira colônia a abolir a escravidão e a conquistar a independência.Em todos os lugares em que os europeus exerceram sua brutalidade, sempre houve resistência e luta, ainda que a desigualdade de forças fizesse da oposição um caminho certo para a morte.Sempre se dissimulam estas informações.
Hoje vemos as forças americanas tomando novamente conta do país...
A 'ajuda'deve ser criticada pela mesquinharia geral. Além de praticamente não fazerem vulto,visto o tamanho da calamidade, ainda criam situações de maior desespero na hora de entregar esta ajuda. Os mantimentos são atirados de avião,em lugares onde o pouso seria totalmente possível. Ou fazem o povo saber que há comida atrás de um muro, por exemplo,mas não distribuem.
Tudo, lógicamente, devidamente filmado.E correm o mundo as imagens das pessoas no extremo do desespero, atacando e saqueando as provisões.E completam: 'são analfabetos e praticantes de Vodu'
Há muito, isso é assim.
Até onde vai a falta de moral dos predadores?
O que mais hão de inventar para continuar vivendo da exploração dos outros?
Eles, os cultos, civilizados,do 'primeiro mundo'?

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Minha lista de blogs