Ao acordar, tome água.Antes de mais nada.Respire fundo. Relaxe.O que você sente?
O dia começou e há vários afazeres.Seu corpo deve ser abastecido para realizar as tarefas a contento.É uma necessidade.Você precisa de energia.
As 'sugestões' vêm do próprio corpo,como solicitações deste ou daquele tipo de alimento,mas é a mente que deve dirigir todos os processos de escolha,até você sentar-se para tomar seu café-da-manhã.
Na primeira refeição é que, de fato, deve-se procurar mais substância, não havendo qualquer proibição,mas você deve saber o que está fazendo, o que está comendo.Você deve comandar o seu corpo.
Além disso, aquilo que você comer vai determinar muito de como você será em suas relações com o mundo.
Não só fisicamente, mas no modo de ver a vida, de pensar as coisas.
Já ouvi alguém dizer que 'quem não come carne, fica bobo'... Talvez, não revelar agressividade deva causar estranheza em alguns. Talvez a delicadeza esteja fora de moda.
A moda, aliás, que em todas as épocas,leva principalmente as mulheres,a situações extremas.
Mas, não podemos esquecer da aplaudida 'barriguinha-da-prosperidade', que os homens cultivam com a felicidade de quem fica rico.Fingem não verem nada,e quando não dá mais para negar, agem como se realmente adorassem.
Só que, parece mais fácil desfazer uma fortuna,que diluir a dita barriguinha,própria dos homens da classe-média,logo que casam.
Bem antes de casar,já as mulheres sofrem com o dilema que as põe entre a salada completa e a cumbuquinha de feijoada.
Há uma máquina poderosíssima, movida por forças do bem e do mal unidas, dizendo que a menina deve ser uma Gisele,lânguida,dinâmica,desapegada...Frugal.
Por outro lado, no caminho para a padaria, há a pracinha,a porta do bar ao lado da borracharia,cheio de homens jogando bilhar.
É um outro mercado, em que as mulheres,já pela natureza feitas fora do padrão de prestígio estabelecido,saem desorientadas a fazer o que manda a barriga, quero dizer, o coração, na famígera corrida por seu macho.No mínimo,servem as cantadas,os assobios... ficam todas cheias.
É que existe um conceito de 'mulher vale-quanto-pesa',agora fortalecido pelos repetidos casos de anorexia e bulimia levados a público,contra o poder das modelos.Prega-se que 'homem gosta é de carne','mulher desejada e bem sucedida é aquela que consegue logo seu homem'.Assim, vão as mulheres à deriva,legando aos filhos as mesmas crenças e os mesmos vícios alimentares com que sonharam por toda a vida.
Há crianças que entendem,muito tenras, que é prestigioso ter 'enjoamentos' e receber atenções especiais,que persistem não comendo certos alimentos, quando adultas,ao quê,dizem: 'nunca gostei mesmo,igual minha mãe'...
De qualquer modo, o segredo é não sair da forma.É bem mais fácil.
Se você é magro, tome um copo( no começo)de água fria em jejum;se quer perder peso, um copo( ou mais) de água morna, antes de começar a introduzir em seu corpo, aquilo que deve satisfazer necessidades concretas do funcionamento do corpo e da mente, em vista das atividades que você executará.
O alimento deve ser valorizado em função de suas propriedades e dos efeitos que possam produzir.Não se deixe enganar pelos sentidos.
É preciso aprender a sentir corretamente os alimentos, suas cores, seus perfumes,seus sabores e texturas.Há que se viver integralmente a experiência de saber cada ingrediente.Sem pressa.
Comer por comer é optar pelo 'mais prático'e ir pelas aparências.
Quando se está em situação econômica melhorada, tende-se a achar,que se precisa consumir coisas mais caras.
Infelizmente, a aparência de quem come, nem sempre fica tão agradável.
Mas a questão realmente não é de aparência, é de saúde e a solução não vem em cápsulas, nem se alcança em acadêmias de malhação.
Depende de educação, que deveria ser dada, e de consciência, que se precisa ter.
DECADÊNCIA DAS CONQUISTAS
-
*DECADÊNCIA DAS CONQUISTAS*
estou um nó neste lugar o que é
ocasião de me ver em grande aperto
e por este respeito todo o meu
pensamento e o que...
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário