# Uma vista de baixo para cima

do mundo em que vivo e da vida que levo #



Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Mais um
Não tenho medo de demônios, mas, corro dos que acreditam neles.







Avanço

Avanço
para algum lugar

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mudança do Mundo

Aumento no buraco da camada de ozônio.Aquecimento Global.Derretimento da calota polar.Destruição em New Orleans. Tsunami em Samoa.Tragédia em Santa Catarina. Deslizamentos no Rio de Janeiro.Enchentes em São Paulo.Deslocamento do eixo magnético da Terra.Desgraça no Haiti.
É. A Coisa 'tá preta!
Mais uma vêz, entram em ação os alarmistas.Mais uma vez,entra em pânico o povo...
Mas é preciso não esquecer, que o planeta é como o rosto de uma mulher. Vai sofrendo transformações gradativas, inexoráveis, irreversíveis,cuja tentativa de disfarçar tende a resultar dispensável...
Só que o tempo do planeta envolve milhões de anos, e as transformações ocorrem em intervalos imensos. O problema, mesmo, só ocorre se você está lá, num momento de manifestação dessas mudanças.
É o que vivemos agora. O mundo está se reacomodando, como um cachorro, que acorda, dá uma olhada em volta, se sacode e volta a dormir.
Nada há para ser feito. Nada resolverá.
Não adianta fazer campanha, aproveitando a oportunidadwe, para arrecadar dinheiro para obras ridículas como as barragens de Veneza,que custarão bilhões de euros. Os mesmos bilhões que nunca se tem, quando se fala em acabar com a fome das populações exploradas.
Até Veneza sucumbirá! E não será o fim do mundo.
Aos pobres homens cabe ,no máximo, tentar sobreviver,pois não há na Terra, entre as criações humanas, nada que possa enfrentar a Natureza.
E, embora se possa relacionar o andamento das coisas à incompetência e ao relaxo dos administradores e à estupidez humana, como é o caso de São Paulo,na verdade tudo isso não é mais que uma ferroada de pernilongo para nosso indiferente planeta.
Também não esqueçamos que,ao levarmos uma picadinha de mosquito, lascamos logo uma bela bofetada, nem sempre certeira, em sua direção. Se não acabamos com o mosquito, pelo menos tentamos espantá-lo...
A Terra sabe se defender, e sabe a hora e o lugar, em que tem que entrar em ação.E não escolhe!
A hora é esta.
Tudo pode acontecer. Em qualquer lugar.
Não adianta promover reuniões de bacanas( sempre esbanjando dinheiro) em capitais confortabilíssimas da Europa para discutir o que fazer para evitar que os miseráveis do terceiro mundo não sofram... Nada adianta sair rápido do banho. É tarde demais.
O que se pode fazer é ficar esperto. Aqueles que não têem onde morar, mas mesmo assim não param de procriar, que não construam suas moradas em terrenos obviamente frágeis.
Mas, nada adianta. Se você vender sua casa linda, com piscina e tudo, bem em frente à praia da moda,e for morar numa pousada chiquérrima, ao pé da montanha, estará sujeito à surpresas do mesmo modo.
Não há para onde correr.
Mesmo assim, dá para se indignar com a postura de certos governantes. É sintomático o desprezo das potências da Europa por tentativas de agredir menos o planeta.
Justamente a Europa, que tanta desgraça já espalhou pelo mundo, em nome de sua necessidade de sedas e veludos.Justamente a Europa, que produziu todos os danos, que dizem ser responsáveis pelas tragédias atuais.
Olha o Haiti! Se você pensar bem, aqueles coitados que estão lá, e não fazem parte de nenhuma comissão de ajuda, para poder entrar num avião e cair fora,eles nem eram para estar lá, afinal.Foram carregados de sua terra, há um bom tempo, e escravizados para sustentar os europeus. Zica pura!
E, vamos fazer campanhas para arrecadar fundos!...
São autoridades descendo de aviões, em casacos bem quentinhos, são senhores do poder preocupadíssimos, que não param de discutir os problemas,reunidos em finos jantares com champagne. Todos elegantemente preocupados com os povos desgraçados.
Mas, assim como se repetem as mudanças da Terra,ou o desespero do povo,também os poderosos não farão nada.
Até porque, sabem que nada há a fazer.Não adianta nem rezar.
É a vida...
Mas, nem por isso, vamos continuar jogando tanta imundície nos rios.

Elza Soares, a deusa do samba

Seu talento incomum vai se aprimorando a cada passo.Uma pedra lapidada pela lâmina cruenta da dor e do sofrimento.
Elza Soares sempre fez sucesso, mas demorou para ser reconhecida devidamente. Aliás, para não escapar à regra no Brasil, precisou que americanos apontassem suas qualidades para que se as enxergassem aqui.
Lembram muito da sua origem no morro, das latas d'água que ela carregou na cabeça, da relação turbulenta que teve com Garrincha, pai de seus muitos filhos.
Mas, pouco se ouve falar de sua voz rara e de sua técnica admirável.
Poucos sabem sobre os estudos feitos nos Estados unidos, buscando desvendar os segredos de seu timbre e dos efeitos incríveis que ela arranca da voz
Além de um rítmo quente, seguro,Elza abusa da criatividade e esbanja poder nas improvisações irreverentes.E tudo isto numa embalagem primorosa, de quem nasceu com a verdadeira vocação de vedete, num corpo invejável de mulher negra. Linda, ela não economiza nas produções sempre modernas, impactantes, que revelam seu charme e bom gosto e seu senso de liberdade.
Suas interpretações são sempre comoventes, pois a emoção deriva de sua própria experiência de vida, se apóia na verdade, e completa a obra de arte primorosa de nossa diva maior, que atravessa décadas,surpreendendo com a incansável superação de si mesma . Sua interpretação do Hino Nacional, na abertura dos Jogos Pan Americanos é inesquecível e pode ser tida como uma consagração.
A vida de Elza é marcada por dificuldades e dissabores? Sim, mas isso é comum, afinal ela é mulher,brasileira,negra e de origem pobre. Mas é também o pedestal de nossa estrela mais brilhante.A mais bem articulada,a mais moderna.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Minha lista de blogs